A ZIKA NUNCA FOI EMBORA

No início do ano só se falava do ZIKA VIRUS, acontece que a mídia começou a abandonar o tema e muitas pessoas esqueceram que o perigo ainda está aqui. A temperatura está começando a subir e o aumento na proliferação dos mosquitos é visível.

aedes aegypti

Mas o que é o ZIKA VIRUS?
Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mesmo transmissor da dengue e da febre chikungunya.

Meios de Transmissão
O vírus é transmitido através da picada do mosquito Aedes Aegypti, a pessoa picada leva de 3 a 12 dias para desenvolver os sintomas.

Outro meio de transmissão é da gestante para o bebê. O vírus invade a placenta, entra na corrente sanguínea do bebê e vai direto para o cérebro. Ali, o vírus pode

provocar uma inflamação que retarda a multiplicação dos neurônios e prejudica a formação do cérebro da criança, causando a microcefalia. Por último, o homem pode passar o vírus para a mulher por relação sexual.

microcefalia

Principais Sintomas
-Febre, oscilando entre 37,8°C e 38,5°C;
-Conjuntivite;
-Hipersensibilidade nos olhos;
-Dor nas articulações;
-Dor de cabeça;
-Dor nos músculos;
-Manchas vermelhas na pele;
-Cansaço físico e mental;
Deve-se ficar em alerta caso venha apresentar mais de um sintoma;


Como prevenir
É de extrema importância não deixar água parada, colocar telas em janelas, não deixar lixo acumulado.
O uso do repelente é de extrema importância e deve ser feito diariamente.

repelente


Qual principal diferença do Zika Virus para a Dengue?
Os sintomas do zika vírus são bastante parecidos (febre, mal-estar, dores nas articulações) com os da dengue, mas menos intensos. Com isso, muitas vezes deixam de tratar a Zika achando que é apenas uma alergia ou algo leve.

A dengue é perigosa para o paciente, podendo em casos graves causar óbito. Já a Zika tem maior gravidade para gestantes podendo causar a microcefalia no bebê.

Curiosidade:
Pesquisadores afirmam que vacinas testadas em macacos evitaram a contaminação do Zika Virus e ainda este ano serão iniciados os testes em humanos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *