Desinfecção por Ultravioleta

Lydiana Ghiotto Bettero – Alergo House – Biossegurança Ambiental

As contaminações de água e do ar são alguns dos principais fatores que afetam a saúde dos seres humanos e animais.

Uma das principais formas de desinfecção ambiental e aquática é a utilização de irradiação ultravioleta que envolve a aplicação de vários princípios novos.

O uso do ultravioleta para fins germicida tem se aprimorado nos últimos 10 anos em virtude dos benefícios que oferece sobre os processos químicos de desinfecção, pois não altera nenhuma propriedade física e se dá sem a utilização de compostos tóxicos. Além disso, é de ação instantânea e não apresenta riscos, pois não há manuseio de substâncias nocivas à saúde.

Outro campo de aplicação do ultravioleta é a proteção de arquivos, acervos bibliográficos históricos, obras de arte, instrumental científico, filmapotecas e qualquer outro patrimônio que apresentem riscos de degradação por ação de microorganismos.

Assim, a função integral da irradiação ultravioleta se baseia em prevenir, proteger e desinfetar, garantindo a qualidade vital e controlando a propagação de microorganismos patogênicos.

O que é a luz Ultravioleta?

É uma radiação eletromagnética que contém um cumprimento de onda mais curto que a luz visível, porém mais longo que o raio-X. Esta luz é invisível ao olho humano, apesar de produzir muita energia.

A luz ultravioleta é emitida naturalmente pelo sol e é estimuladora da produção de vitamina D, através de sua atuação sobre o ergosterol, substância gordurosa subcutânea, além de proporcionar uma ação germicida.

Aparelhos emissores monocromáticos podem gerar um mesmo tipo de luz ultravioleta de forma a maximizar a ação germicida, inativando os principais grupos de microorganismos, tais como vírus, bactérias, fungos, algas e protozoários.

A luz Ultravioleta, também conhecida como UV, é emitida em três diferentes bandas UV-A, UV-B e UV-C e a radiação com maior efeito germicida se encontra entre as bandas UV-B e UV-C correspondendo a um comprimento de onda de 260  nanômetros.  Convencionou-se classificar esta freqüência também de UV-C

Como se dá a ação germicida?

Quando estes micro-organismos são expostos à radiação UV-C, ocorre a penetração na sua parede celular chegando até o núcleo onde se encontra a sua informação genética. Esta absorção provoca um rearranjo codificando a cadeia de DNA, interferindo na sua capacidade de reprodução. Os microorganismos atingidos pela irradiação UV-C tornam-se estéreis e inativos como resultado de um dano fotoquímico do seu ácido nucléico.

Efeitos-UVC

Como é gerada a luz Ultravioleta?

A luz Ultravioleta é criada pelos mesmos processos que geram a luz visível nas lâmpadas fluorescentes. Quando se induz uma corrente elétrica em seus pólos, gera-se um arco voltaico que ioniza os átomos aumentando sua energia e convertendo-se em fótons de luz.  No caso da lâmpada ultravioleta, emprega-se vapor de mercúrio que tem a propriedade de gerar grande quantidade de luz ultravioleta, as quais são convenientemente filtradas para fins óticos.

Lampada-UVC

A luz Ultravioleta causa algum dano à saúde?

Relatos de danos causados por ultravioleta relacionam-se com excessiva exposição ao sol, principalmente em determinados horários quando a capacidade de filtragem da atmosfera é menos efetiva. Nestas situações os maiores problemas estão relacionados com a  visão e  pele de pessoas mais sensíveis.

Quanto à utilização do UV-C produzido por aparelhos corretamente projetados para desinfecção, não há possibilidade de danos. Os métodos utilizados são totalmente seguros e livres de qualquer forma de contaminação do ambiente ao qual é aplicado.

O que é desinfecção?

Desinfecção é o processo que promove a inibição, morte ou remoção de vários microorganismos patogênicos nocivos à saúde, sem eliminar todas as formas de vida.

Quais os principais objetivos da utilização da luz UV-C?

A utilização desta radiação tem vários benefícios, como:

●  Aumento da eficiência do processo de desinfecção a níveis bem mais elevados que as
técnicas alternativas;
●   Facilidade de manuseio, manutenção e instalação;
●   Não utilizam produtos tóxicos, sendo totalmente adequado as normas de biossegurança;
●   São muito econômicos, com baixo consumo de energia;
●   Não alteram as propriedades físicas do ambiente e da água desinfectada;
●   Melhoria da qualidade de vida dos ocupamentes da áreas desinfectadas;
●   Eficaz proteção de patrimônios: acervos, aparelhos científicos, obras de artes etc.

 

23 comentários sobre “Desinfecção por Ultravioleta

  1. Boa Tarde, estou a procura de uma lampada uv, para atender meus pacientes que apresenta pé diabetico
    e como sei que a lâmpada UV é bom para esse tratamento. Não estou conseguindo comprar a lâmpada
    gostaria de saber se não está mais fabricando essa lâmpada para efeito de tratamento. aguardo resposta
    Janete – Uni-Saude

    1. Bom dia!

      Prezada Sra. Janete,
      Temos esta lâmpada disponível em nossa loja no Leblon. O telefone da loja é 21 25400500 e o valor da lâmpada é R$ 77,00.

      Atenciosamente,

      Alergo House

  2. Boa Tarde, Gostaria de saber se não está mais fabricando a lampada UV, para efeito de tratamento,
    pois estou precisando de uma lampada UV, para tratamento de pé diabetico , pois sei que há um efeito muito bom para fechamento das feridas. mas não consigo comprar a lâmpada, aguardo resposta em breve.
    Att Janete – Uni-Saude

    1. Bom dia!

      Prezada Sra. Janete,
      Temos esta lâmpada disponível em nossa loja no Leblon. O telefone da loja é 21 25400500 e o valor da lâmpada é R$ 77,00.

      Atenciosamente, Alergo House

    1. Bom Dia!

      Sr. Silvano,
      Esta lâmpada é indicada por alguns especialistas para o tratamento de dor, muscular e/ou articular.

      Atenciosamente,

      Alergo House

  3. Qualquer um pode usar esta lâmpada UV, ou tem que ir ao médico primeiro pra depois comprar esta lâmpada? Como ela é usada para tratamento em casa ou é no hospital?

    1. Bom Dia!

      Sr. Silvano,
      Geralmente os compradores desta lâmpada UV, vêm indicados por médicos ou fisioterapeutas. O tratamento com ela é feito em casa mas é necessário que um médico ou fisioterapeuta lhe oriente com o usar.

      Atenciosamente,

      Alergo House

    1. Boa Tarde!

      Prezada Sr. Custódio,
      Temos esta lâmpada disponível em nossa loja no Leblon. O telefone da loja é 21 25400500.

      Atenciosamente, Alergo House

    1. Bom dia Sr. Fernando,

      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.

      Gostaríamos de convidá-lo a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

    1. Boa Tarde!

      Prezado Sr. Custódio,
      Por gentileza nos envie o seu telefone por e-mail para que a pessoa responsável possa lhe fornecer essas informações.
      E-mail: sac@alergohouse.com.br

      Obs: Insira no assunto a frase: Informações a respeito da Lâmpada Ultra-Violeta.

      Att.

      Alergo House

  4. GOSTARIA DE TER A SEGUINTE INFORMAÇÃO; Tenho um ambiente com 5×5 metros de area e 2,40 de altura perfazendo um total de 60 metros cubicos. Todo em ceramica branca e teto branco. Qual lampada é recomendada para esterilisar o ambiente e quantos minutos são necessários para isso. (desinfecção).
    Estou em Araripina Pe

    Meu Cel. 87-99957825(TIM)

  5. Boa Tarde!
    Eu gostaria de saber qual a lâmpada (e as características) necessária para esterilizar o ambiente de uma sala de procedimentos cirúrgicos, de 4×4,5m e 2,70m de altura.
    E qual o tempo de necessário que a lâmpada de UV tem de ficar ligada.
    Também o preço desta lâmpada.
    Se possível me respondam através do meu email. Obrigado.

  6. Posso usar a lâmpada UV para esterilizar potes de plastico para colocar alimento? Como fazer? Qual lâmpada devo usar?: Como posso comprar uma vez que estou em Belo Horizonte, MG?

    1. Boa Tarde Sr Hélcio.

      Não estamos comercializando mais as lâmpadas isoladamente, porém elas são facilmente encontráveis pesquisando nos mecanismos de busca da internet.

      É importante frisar que a luz Ultravioleta, dependendo da sua potência, pode ser prejudicial aos animais e humanos quando diretamente expostos. Aparelhos esterilizadores que empregam a UV para aplicações de maior porte devem ser cuidadosamente desenvolvidos e instalados para não afetem a saúde dos demais seres vivos no ambiente. São normalmente usados em equipamentos fechados, onde o ar ou água circula pelo seu interior.

      Atenciosamente, Alergo House

  7. Bom dia

    Eu faço um procedimento de alongamento de unha de gel, onde utiliza uma cabine com lampadas UV. Á alguns meses esse processo vem desencadeando uma alergia, onde meus dedos começão a coçar muito e logo após aparecem bolhas de água. Só melhoram após a utilização de medicamentos com corticoide. Gostaria de saber se possui algum tratamento ou prevenção para que eu possa continuar á realizar a utilização da cabine.
    Desde já obrigada.

    1. Prezada Sra Laura

      É necessário uma avaliação médica. com os exames que forem prescritos.

      Infelizmente por motivos éticos, não podemos comentar patologias específicas. Contamos com sua compreensão

      Atenciosamente, Alergo House

  8. Bom dia! Apesar de sua publicação ser um pouco antiga, gostaria de contar com a ajuda dos colegas, pois preciso adquirir um lampada UV para auxilio em tratamento de cicatrização de ulceras diabéticas e de apoio. Estudei um pouco sobre a lampada e gostaria de saber seu parecer a respeito desta lampada neste tratamento descritos, e também como posso adquirir algumas lampas UV. Desde já agradeço e aguardo retorno. Obrigado! TENHA UM DIA DE VITÓRIAS !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *