Alergia ao leite

ALERGIA AO LEITE

Lydiana Ghiotto Bettero – Alergo House

leiteO que é a Alergia ao leite?

O leite de vaca comum natural ou em pó, além de conter vitaminas, sais minerais, cálcio, e gorduras contêm também um grupo de proteínas e um açúcar (carboidrato) chamado de lactose.

Em pessoas predispostas, as proteínas do leite podem causar alergia e a lactose pode causar intolerância .

Existe alguma diferença entre ALERGIA  E INTOLERÂNCIA ?

SIM. Quando uma pessoa é realmente alérgica ela não pode receber nada que contenha lactose pois uma reação alérgica é totalmente provável. Ao contrário, os indivíduos intolerantes ao leite, podem ingeri-lo em pequenas quantidades variando de pessoa para pessoa.

Alergia – A proteína do leite funciona como um antígeno que desencadeia uma série de reações imunes no organismo podendo resultar em inchaços, diarréias com sangue, vômitos e chiados no peito.

Intolerância – Se desencadeia a partir de deficiência na produção de lactase, que é uma enzima digestiva presente no estômago e é responsável pela degradação da lactose. Se não há uma quantidade suficiente de lactase, conseqüentemente a lactose ficará livre dentro do intestino, já que não  foi digerida no estômago. Isto pode gerar cólicas por excesso de gases liberados no processo de fermentação, tornando as fezes ácidas podendo haver diarréia ou prisão de ventre além de assaduras e fissuras no ânus. A Intolerância não é um processo imunológico.

bebesPor quê ocorre a intolerância temporária em bebês?

Em crianças no primeiro ano de idade devido à ocorrência permanente de diarréias ocorre a morte de células produtoras de lactase, que estão presentes na mucosa intestinal. Assim a criança fica com uma deficiência temporária de lactase até que com o tempo estas células sejam repostas.

Existe algum tratamento para intolerância ou alergia à lactose?

NÃO. A única forma é evitar o consumo de leite e derivados. Cabe lembrar que alguns medicamentos, como antidiarréicos, anti-reumáticos e outros contêm lactose no chamado excipiente, ou seja, o pó ou no líquido que são as vias onde está presente o princípio ativo, que é o medicamento propriamente dito.

Posso substituir a lactose por algum outro produto?

boloO que se pode fazer em casos de intolerância ou alergia a lactose é substituí-la por algum produto similar, como os leites de soja, os chocolates sem lactose. Existem livros de receitas direcionados a este propósito, que apresentam diversas maneiras de substituir o leite e ainda assim obter um produto final similar.

Veja algumas receitas em que se pode eliminar a lactose * :

-Leite Condensado de SupraSoy-

Rendimento: 290 mL   Tempo de preparo: 20 min

1 colher de margarina sem leite
1 xícara e meia (chá) de açúcar
1 xícara de SupraSoy em pó
1/2 xícara (chá) de água fervente

Modo de fazer:

– Bata no liquidificador a margarina, o açúcar e o SupraSoy. Vá juntando a água aos poucos, sem parar de bater, até obter uma mistura bem homogênea. Retire do liquidificador e deixe descansar por 1 hora.

-Torta de Sardinha-

Rendimento: 14 porções     Tempo de preparo: 1 hora

3 ovos
1 xícara e meia (chá) de SupraSoy
1/2 xícara (chá) de óleo de soja
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal

Recheio:

2 latas de sardinha com molho de tomate
2 tomates sem pele e sem sementes picados
1 cebola média picada
10 azeitonas verdes picadas
1/2 xícara (chá) de ervilha
2 colheres (sopa) de salsinha picada
pimenta do reino e sal a gosto

Modo de fazer:

– Bata os ingredientes da massa no liquidificador e reserve. Unte e enfarinhe uma forma média e despeje a metade da massa. Misture os ingredientes do recheio e espalhe sobre a massa. Cubra com o restante da massa e asse em forno preaquecido a 180ºC por cerca de 45 minutos ou até que esteja dourada. Sirva quente ou fria.

Existe ainda, somente para as pessoas intolerantes uma alternativa de suplementação natural da enzima digestiva lactase, que faz com que os laticínios sejam digeridos normalmente pelo seu organismo.

Lembre-se:

Pacientes com alergia não controlada normalmente são predispostos a infecções tais como otites, sinusites, furúnculos e sapinhos em parte por esse motivo. O alérgico é um indivíduo com dificuldades no sistema imune, sua alergia nada mais é que uma resposta anormal deste sistema

Importante:

Este artigo tem propósitos apenas informativos, não devendo substituir a orientação médica, Consulte sempre o médico ou um profissional de saúde para a sua avaliação e acompanhamento quando se tratar de assuntos relacionados a saúde. Jamais descuide de sua saúde, ela é um bem fundamental.
livro(*) As receitas apresentadas neste artigo além de muitas outras estão no livro Sabor e Saúde- Receitas para Alérgicos e são aprovadas pela SBAI (Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia).

medico

8 comentários sobre “Alergia ao leite

  1. o leite supra soy tem alguma substancia de leite de vaca ,eu tenho um filho e ele tem alergia ao leite .
    E ele tem 2 anos eu posso dar o supra soy sem medo de ter proteínas de leite de vaca.

    1. Boa Tarde!

      Prezada Sra. Ana Paula,

      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.
      O mais indicado seria entrar em contato com o fabricante.

      Gostaríamos de convidá-lo a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  2. Senhores,

    Tenho interesse em saber como fazer strogonoff de frango sem lactose. Ressalto que já comprei creme de leite de soja e não gostei, tem algo mais prático e delicioso como o leite condensado de supra soy?

    1. Bom dia!

      Sra. Elisandra,

      Infelizmente não temos esta receita mas recomendamos que a senhora procure um nutricionista de sua confiança para que possa fazer uma alimentação controlada baseada em suas necessidades.
      Gostaríamos de convidá-la a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  3. Olá, tenho intolerância, mais sempre ingeri poucas doses de leite e nunca me fez mal.
    De um tempo pra cá tenho tido alergia muito forte, meu corpo fica todo com pelotinhos e muito inchado e até dentro dos olhos, boca, nariz e orelhas e também tenho asfixia quando como algo que vá leite. Será que é por causa do leite ou é outra doença?
    Aguardo respostas, Obrigado!

    1. Boa Tarde!

      Sra. Bruh Isadoráh,

      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.
      Gostaríamos de convidá-la a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

  4. Minha filha tem intolerancia a lactose, ela está tomando supra soy sem lactose e estou achando que mesmo com este leite ela não está muito bem ;pode ser do leite ou não?

    1. Prezada,
      Infelizmente, por questões ético-profissionais estamos impedidos de opinar clinicamente – recomendamos sempre a procura de um profissional de sua confiança.

      Gostaríamos de convidá-la a conhecer nossa loja virtual especializada em pessoas alérgicas: http://www.alergohouse.com.br

      Atenciosamente, Alergo House

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *