porque eu tenho alergia

Porque eu tenho alergia?

Parece algo comum, afinal todo mundo tem alergia não é? Não é bem assim, nós apostamos que você tem várias dúvidas sobre a sua alergia:

Alergia é genética? a gente pega? tem cura?

Mas, o que é alergia?

A alergia é uma reação anormal e específica do organismo em caso de contato com substâncias estranhas (alergênicas). Normalmente as substâncias estranhas não desencadeiam distúrbios na maioria das pessoas.

Para que ocorra uma alergia, é necessário que um primeiro contato aconteça entre o alérgeno e o organismo da pessoa (sensibilização). É por isso que quase sempre o segundo contato com o alérgeno é o mais problemático.

Existem diferentes formas de alergias ou expressões de alergia:
a asma;
– a dermatite atópica, eczema atópico, eczema geral;
– a rinite alérgica;
– a conjuntivite;
– a urticária;
– a alergia a medicamentos;
– as alergias alimentares (quase sempre se trata de uma pseudo-alergia = má digestão).

Porque eu tenho alergia?

Quando uma pessoa tem um sistema imunológico sensível se expõe a um alérgeno, ocorre uma série de acontecimentos:

1. O corpo começa a produzir anticorpos específicos  chamados de imunoglobinas de tipo E (lgE), para combater os alérgenos (por diferentes mecanismos, como a neutralização).

2. Os anticorpos atados ao antígeno se fixam nas células conhecidas como mastócitos. Estas se encontram numerosas nas vias respiratórias assim como no trato gastro-intestinal, local onde os alérgenos tentam penetrar no corpo.

3. Isto produz a liberação das moléculas compreendidas nos mastócitos e que são responsáveis pela maioria dos sintomas da alergia (liberação da histamina,…), induzindo, por exemplo, um nariz tapado ou olhos avermelhados.

Se o alérgeno se encontrar no ar, a reação alérgica se desenvolverá nos olhos, no nariz ou nos pulmões. Se, do contrário, o alérgeno for ingerido, a reação alérgica ocorrerá na boca ou no trato gastrointestinal. Quando o alérgeno estiver em contato com a pele, isso produzirá reações dermatológicas (eczema, por exemplo.).

Entretanto, as reações alérgicas podem, às vezes, ir além de uma reação clássica, falamos então de uma alergia generalizada, isto pode se traduzir por uma queda da pressão sangüínea e até uma perda de consciência. Este tipo de alergia grave é conhecido como anafilaxia e necessita quase sempre de um tratamento de urgência, pois pode haver risco de vida (por exemplo, para as pessoas gravemente alérgicas às picadas de abelhas, que devem sempre levar consigo uma injeção à base de adrenalina).

O que pode causar a alergia

As Alergias podem ter muitas causas, geralmente se trata de uma reação exagerada a alérgenos, os quais podem ser:

  • Pólen de árvores e gramíneas
  • Ácaros
  • Pelos de animais
  • Mofo (traços, quantidade mínima suficiente)
  • Certos alimentos
  • Farinha
  • Látex
  • Produtos químicos
  • Medicamentos

A maior parte dos alérgenos são inalados.

Como há uma variedade de alérgenos, as alergias podem ser sazonais ou não. Um exemplo típico de uma alergia sazonal é a febre dos fenos. Ela começa e termina de acordo com a sazonalidade do pólen responsável. A alergia ao pólen de bétula, por exemplo, tem início no final do inverno até por volta do mês de agosto, enquanto uma alergia ao pólen de gramíneas (ervas) começa no mês de novembro.

Quanto aos alérgenos não sazonais, a alergia pode ocorrer ao longo de todo o ano, enquanto houver o contato com o alérgeno.

Conhecer o alérgeno responsável pela alergia é importante a fim de evita-lo, este é o caso do pólen, pelos de animais, alimentos e alergias medicamentosas. No entanto, evitar o alérgeno pode ser problemático, no caso do padeiro que é alérgico a farinha ou da florista que desenvolve alergia ao pólen das flores.

A alergia à poeira, ou mais precisamente às fezes de ácaros, é muito problemática e difícil de evitar.

Para a alergia a pelos de animais, a alergia na verdade é da saliva, urina ou das células epiteliais do animal (pele).

Um estudo interessante revelou que pessoas concebidas no início do ano são mais alérgicas. Isso porque essas crianças concebidas no início do ano e até o primeiro trimestre estão no útero durante a temporada de certos pó lens e por isso acabam sendo mais propensas do que outras a adquirirem alergias alimentares.

 

Bom agora que você já sabe porque tem alergia, passe na Alergohouse e cuide-se! Alergohouse tudo para quem tem alergia.

luva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *