urticaria fotos

Perguntas e respostas sobre Urticária

As informações postadas aqui são partes da cartilha: DOUTOR, EU TENHO URTICÁRIA, elaborada pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia – ASBAI.

O material está disponível no link: http://www.asbai.org.br/imageBank/doutor-eu-tenho-urticaria_final.pdf

 

O que é Urticária?

A urticária é uma doença que se manifesta com lesões (empolações) avermelhadas na pele, que coçam e incomodam bastante. Podem ter tamanhos diferentes e se juntar formando placas que duram até 24 horas e quando se resolvem, não deixam marcas ou cicatrizes. As mesmas lesões podem reaparecer em seguida, em outras partes do corpo. Em algumas pessoas a urticária pode vir acompanhada de angioedema (inchaço) em diferentes locais do corpo, como: pálpebras, face, lábios, genitália, mãos e pés. O angioedema desaparece mais lentamente e também não deixa cicatriz.

urt foto

O que acontece no corpo quando ocorre a urticária?

Na urticária, ocorre produção exagerada de várias substâncias químicas por células chamadas mastócitos, sendo uma das principais a histamina, que age nos vasos sanguíneos e na pele. A histamina causa dilatação dos vasos sanguíneos com consequente vermelhidão e edema (inchaço) na pele causando as lesões típicas de urticária.

Mastócitos podem ser ativados por diversos fatores.

 

Toda urticária é igual?

Não. Embora as lesões sejam sempre parecidas, as urticárias podem ser bastante diferentes. Por isso, não se consegue identificar o que causou a urticária baseado apenas no aspecto da lesão. A história clínica detalhada de cada paciente é de fundamental importância para esta identificação e para determinar o tratamento mais adequado.

 

Qual o melhor exame para descobrir a causa da minha urticária?

A palavra “exame” é muitas vezes usada para definir os “exames laboratoriais”. Mas no caso da urticária, o melhor exame é o exame físico, que o médico realiza no momento da consulta, assim como na investigação do histórico de cada paciente (anamnese). Só assim será possível definir quais exames complementares serão necessários para investigação do paciente, de acordo com sua história e exame físico.

 

O teste na pele é indicado na investigação das urticárias crônicas?

Os testes na pele (testes de puntura ou “prick test”) são mais indicados para o diagnóstico das alergias respiratórias, na alergia ao veneno da vespa, abelha e formiga, para investigação de alergias alimentares determinados medicamentos, látex, entre outros. No caso da urticária crônica, a indicação deste tipo de teste é mais limitada. A investigação da urticária crônica deve ser direcionada de acordo com a história clínica de cada paciente.

 

Qual é o tratamento para a urticária?

O tratamento da urticária consiste em um conjunto de medidas: 

  • Classificar o tipo da urticária. 
  • Identificar possíveis causas e/ou agentes físicos envolvidos. 
  • Controlar ou eliminar a (s) causa (s). 
  • Nas urticárias induzidas por agentes físicos (frio, calor, pressão) o afastamento do estímulo desencadeante é fundamental. 
  • Combater fatores infecciosos e doenças associadas
  • Uso de medicamentos: Os anti-histamínicos (antialérgicos) são a primeira escolha no tratamento da urticária, para alívio dos sintomas (coceira e empolação). Entretanto, alguns pacientes não apresentam alívio com estas medicações. Nestes casos, outros medicamentos poderão ser associados.

 

Eu tenho urticária. Minha imunidade é baixa?

Não. A imunidade do paciente com urticária crônica não é baixa. Pacientes com imunodeficiência podem apresentar urticária sem haver, entretanto, relação direta entre elas.

 

Existe urticária nervosa?

Existe uma relação entre a urticária e fatores emocionais. O estresse psicológico interfere na qualidade de vida e na evolução de diferentes doenças, incluindo a urticária, podendo funcionar como um “gatilho” e detonar crises. Estudos científicos apontam o hormônio liberador de corticotrofina (CRF), expresso na pele como um provável fator.

 

Como posso ajudar no meu tratamento?

  • Mantenha a medicação contínua mesmo que esteja bem.
  • Não tome remédios por conta própria.
  • Evite passar produtos sem reconhecimento científico em sua pele. Cremes, loções e pomadas não atuam na urticária.
  • Mantenha sua pele hidratada. Mas use hidratante e sabonete orientado por seu médico.
  • Evite banhos demorados e quentes. Evite saunas. Não há necessidade de dieta, mas é recomendada uma alimentação saudável, balanceada e natural.
  • Use roupas leves, de algodão e evite roupas apertadas,
  • Prefira tecidos de algodão e malhas. Evite lycra ou jeans.
  • Banhos de sol devem ser de preferência, nas primeiras horas da manhã ou ao entardecer. Ao sair da piscina ou praia, tire a roupa molhada e tome um banho rápido. Use sempre protetor solar quando se expuser ao sol.
  • Procure atividades de lazer, relaxe, combata o estresse em sua vida.

boy-2027615_960_720

Qual especialista devo procurar para tratar a urticária?

Os médicos especialistas em Alergia e em Dermatologia são capacitados para o tratamento da urticária. Nos casos onde há envolvimento de mecanismos imunológicos ou nos casos onde há associação com outras doenças alérgicas, o(a) médico(a) especialista em Alergia e Imunologia poderá fazer uma abordagem mais ampla.

 

Saiba mais sobre o tema acessando a cartilha produzida pela ASBAI.

 

Maiores informações:

Acesse o site da ASBAI RJ: www.asbairj.org.br

Ou entre em contato pelo número: (21) 2256-4256

 

Você tem alergias? Quer conhecer produtos hipoalergênicos de qualidade? 

Acesse o site da Alergo House: www.alergohouse.com.br

Lá você encontra cosméticos hipoalergênicos, capas antiácaros, aparelhos desumidificadores, produtos anti mofo e anti bactérias, travesseiros hipoalergênicos e muito mais…

 

topo_147370169756363
https://www.alergohouse.com.br/capas-antiacaros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *