allergy-1738191_960_720

Gripe ou Rinite Alérgica?

Sintomas similares para diferentes causas. Como saber se peguei uma gripe ou se estou com rinite?

A importância do diagnóstico correto vai ser resultante no tratamento e na cura, melhorando assim a qualidade de vida das pessoas.

Espirros, tosses, coriza, dores de cabeça, coceira e irritação na face (olhos, nariz) e na garganta, congestionamento nasal. Todos esses sintomas podem indicar uma gripe, um resfriado ou a rinite alérgica.

É preciso estar atento aos detalhes pois o tratamento para gripe não cura a rinite e pode ainda ocultar o quadro, permitindo o agravamento do processo alérgico.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que deixam mais aparentes as diferenciações entre as infecções como a gripe/ resfriando e a rinite alérgica:

Rinite alérgica Resfriado / gripe
Sintomas Coriza aquosa/transparente, espirros, coceira e obstrução nasal. Pode haver coceira ocular e lacrimejamento. Semelhante a rinite alérgica, mas pode haver mal-estar, dor de garganta, dores musculares e febre
Início/evolução Os sintomas surgem logo após a exposição aos agentes desencadeantes (poeira, animais, mofo). Os sintomas são lentos e aumentam  progressivamente  alguns dias após o contágio
Duração Os sintomas duram enquanto houver exposição. Quando os agentes estão no domicílio, como os ácaros, os sintomas tendem a ser contínuos ou muito freqüentes Alguns dias até uma semana
Relação com épocas do ano Na maior parte do Brasil, persistem por todo o ano, mas pioram no outono e no inverno. Mais comuns no outono e primavera (resfriados) e no inverno (gripe)
Quadro retirado do site: http://www.asbairj.org.br/artigos-para-leigos-detalhe-6.asp

Lembrando que é de extrema importância consultar um médico antes de tentar automedicar-se. Somente um profissional especializado poderá afirmar a causa para os sintomas citados.

rinite-alérgica-prevenção-920x420

Entenda o que é a rinite alérgica:

“A rinite alérgica caracteriza-se por ser uma doença inflamatória crônica da mucosa nasal, de origem hereditária (ou seja, passa de pai para filho), cujos sintomas são desencadeados principalmente por fatores ambientais.” (por Dra. Neide Freire Pereira).

Que fatores ambientais são esses?

“Entre os fatores ambientais que desencadeiam as crises de rinite alérgica, citam-se: poeira domiciliar, cheiros fortes, mofos, fumaça de cigarro, poluição, pêlos de animais, mudança de tempo e polens. Há também os fatores ambientais ocupacionais como: pó de madeira, cheiro de resinas, cheiro e vapor dos produtos derivados do petróleo, biotérios, pó de ração de animais…” (por Dra. Neide Freire Pereira).

 

Quanto ao tratamento?

 “O tratamento da rinite alérgica varia de acordo com os sintomas e com a intensidade da doença. Nos casos onde a rinite é leve e intermitente, não há necessidade de tratamento contínuo. É muito importante que se faça o controle ambiental, sendo os remédios usados apenas nas crises.” (por Dra. Neide Freire Pereira).

 

Medidas importantes:

“As principais medidas de controle ambiental são: retirar cortinas, tapetes, animais de pelo e mobília forrada de tecido e brinquedos de pelúcia. O quarto de dormir não deve ter estantes com livros, tapetes e cortinas e almofadões. O colchão e o travesseiro devem ser encapados com tecido impermeável, que deve ser limpo com álcool diariamente. O quarto deve ser arejado e bater sol. Se usar mosquiteiro, ele deve ser trocado ou lavado uma vez por semana. Protetores de berço também devem ser lavados uma vez por semana. Deve-ser preferir uso de brinquedos laváveis. O tabagismo está proibido para pais e avos de crianças alérgicas. Mas, se não conseguir evitar que a criança conviva com fumantes deve-se pedir que o fumante lave o rosto e as mãos e troque de camisa quando for cuidar da criança. Tomar cuidado com o cabelo que também fica impregnado do cheiro do cigarro e quando se pega a criança no colo, ela ficará exposta a esse cheiro, que por sua vez pode também ajudar no desencadeamento de crises.” (por Dra. Neide Freire Pereira)

 

Dados retirados do site: http://www.asbairj.org.br/artigos-para-leigos-detalhe-8.asp

 

Não deixe de se cuidar. A rinite pode desencadear outras doenças, complicando ainda mais sua qualidade de vida.

 

Na loja Alergo House você encontra diversos produtos que auxiliam no tratamento ou na prevenção da rinite alérgica e de outras alergias.  

Conheça alguns de nossos produtos:

Capas antiácaros para travesseiro e colchão 

quarto-do-alergico-capa-anti-acaro-p-travesseiro-bebe-infantil-ou-adulto-100-algodao-especial-impermeavel-alergodream-1481940336681 (1)Z8028

Clique e confira: https://www.alergohouse.com.br/capas-antiacaros

 

 

Lota (higienizador nasal de cerâmica refratário)

respire-bem-produto-nasal-lota-tamanho-p-250ml-1480389596607

Clique e confira: https://www.alergohouse.com.br/respire-bem/produto-nasal

 

 

Nasal Pote (higienizador nasal de plástico) 

respire-bem-produto-nasal-nasalpote-profilaxia-do-sistema-respiratorio-superior-1466265333472

Clique e confira: https://www.alergohouse.com.br/respire-bem/produto-nasal/nasalpote-profilaxia-do-sistema-respiratorio-superior

 

 

ADF Solulção Acaricida 

higienize-o-ambiente-fungicida-e-acaricida-solucao-acaricida-adf-plus-480-ml-1485300337316 (1)

Clique e confira: https://www.alergohouse.com.br/higienize-o-ambiente/fungicida-e-acaricida/solucao-acaricida-adf-plus-480-ml

 

 

Desumidificador de ar

Desumidificador General Heater

Clique e confira: https://www.alergohouse.com.br/tratamento-do-ar/desumidificador

 

 

Travesseiros com ação antibacteriana

Med_GN1100_-_completo_QRCODE16723_travesseiro-nasalatex-nl1101-altura-14cm_z3_636373689233532950

Clique e confira: https://www.alergohouse.com.br/quarto-do-alergico/travesseiro-hipoalergenico

 

Cuide-se!

https://www.alergohouse.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *