woman-698946_960_720

Desumidificador, Purificador ou Esterilizador? Saiba a diferença!

Pensando em tratamento contra alergias, irritações, rinites e sinusites, nos deparamos com vários aparelhos presentes no mercado. Muitos prometem eliminar bactérias, fungos e ácaros auxiliando no tratamento dessas doenças.

Contudo, na hora de optar pelo melhor custo benefício, precisamos saber quais são as reais funções de cada aparelho. Os três tratam o ar, porém de maneiras diferentes.

Você sabe a diferença entre um desumidificador de ar, um purificador de ar ou um esterilizador de ar?

 

Desumidificador de ar:

Desumidificador General Heater
Desumidificador General Heater

 

O desumidificador age diretamente na diminuição da umidade presente no ambiente. O excesso de umidade permite que o ar fique ideal para proliferação de bactérias, fungos e ácaros. Ao acabar com esse ambiente ideal, essas partículas não conseguem se reproduzir com a mesma facilidade e são eliminadas a partir do uso contínuo do aparelho.

Mas como o aparelho funciona?

Esses aparelhos são projetados para sugarem o ar do ambiente submetendo-o a um processo de condensação, onde o ar entra em contato com baixas temperaturas em uma superfície presente no aparelho, transformando-se em gotículas de água que são depositadas em um recipiente.

Ao diminuir a umidade relativa de determinado espaço, o desumidificador de ar estará inviabilizando o surgimento de mofo, e de todos os micro-organismos que se desenvolvem através da umidade.

 

Purificador de ar:

tratamento-do-ar-purificador-de-ar-purificador-de-ar-ionizador-e-ozonizador-de-ar-iza-air-1525092980513
Purificador de ar Iza Air

 

Este aparelho atua na limpeza do ar ao reter partículas presentes no ambiente de atuação. Existem modelos diferenciados de purificador de ar que podem atender a necessidades específicas.  Eles podem ser eficientes na eliminação de fumaça e odores indesejados, além de reter outras partículas que ficam soltas no ambiente como pólen, poeira e etc.

Mas como o aparelho funciona?

Muitos desses aparelhos funcionam através de filtros que ficam em seu interior. Funciona sugando o ar a sua volta, passando pelos filtros para depois devolver o ar já limpo de volta ao ambiente. As partículas ou micro partículas presentes no ar, ficam retidas nos filtros gerando a necessidade de troca desses filtros para manter a eficiência do aparelho.

Entretanto, não são todos os purificadores que precisam de filtros para funcionar. O modelo da foto acima, libera íons negativos e ozônio no ar. Essa combinação elimina bactérias, fungos, germes, ácaros alguns vírus além de neutralizar gases e odores. Ao ligar na tomada o aparelho puxa o oxigênio e o converte em ozônio, liberando no ambiente.

 

 

Esterilizador de ar:

STE-120_novo_jpg-800x800
Esterilizador de ar Stermix

 

Já este aparelho funciona através de aquecimento. Ao liga-lo na tomada, o esterilizador começa a aquecer ao ponto de eliminar os micro-organismos (ácaros, bactérias, fungos e até vírus que possam estar presentes no ar.

Mas como o aparelho funciona?

A maioria desses aparelhos tem um sistema de aquecimento por convecção. Possuem um bloco de cerâmica que aquece através de energia elétrica. A alta temperatura elimina no interior do aparelho todos os micro-organismos soltos no ar. Não possui filtro.

 

Todos são úteis para pessoas alérgicas, mas é preciso levar em conta o tipo de alergia e as condições do ambiente em que se vive.

Há diversas marcas que disponibilizam tamanhos e potências diferentes para esses aparelhos. Antes de comprar, faça uma pesquisa e para saber qual se adequa melhor as suas necessidades.

 

Confira no site da Alergo House:

www.alergohouse.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *