Cantarolar de boca fechada pode aliviar a sinusite

Combata a tosse com um antitussígeno de venda livreGripe já é ruim o suficiente, mas quando ela vem acompanhada de uma sinusite o mal estar é bem pior. Alguns pesquisadores propõem um remédio bem alternativo: canalizar seu Frank Sinatra interior. Manter as cavidades nasais saudáveis e sem infecções requer ventilação – ou seja, deixar o ar fluir normalmente entre os seios paranasais e as outras cavidades. A melhor maneira para isso, segundo os cientistas, é cantarolar de boca fechada.

A sinusite é uma inflamação da mucosa das cavidades chamadas seios paranasais, que prendem ar, pus e outras secreções, levando a dores de cabeça, pressão na testa e congestão. Como a inflamação geralmente é causada por infecções no trato respiratório superior, pessoas que sofrem de asma e alergias são mais vulneráveis do que outras a terem sinusite crônica.

Segundo artigo do The New York Times, na pesquisa feita na Suécia os cientistas compararam o fluxo de ar das pessoas quando elas murmuravam uma canção e quando exalavam em silêncio. Eles observaram especificamente qual das duas formas exalava mais óxido nítrico, um gás produzido nos seios paranasais. O resultado é que cantarolar de boca fechada aumenta os óxidos nítricos em 15 vezes.

Fonte: Uol Saúde

Ainda que sejam necessários mais estudos sobre o caso, os pesquisadores sugerem que sessões diárias de cantoria com os lábios fechados pode ajudar as pessoas a reduzir o risco de problemas crônicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *